RECURSOS

Os Maias de Eça de Queiroz em LGP

Tendo em conta as várias obras lecionadas nas aulas de Português do ensino secundário, torna-se necessário fazer um resumo/adaptação das mesmas para a sua melhor compreensão.
Nesse sentido a intérprete Diana Sousa apresenta um resumo da extensa obra “Os Maias” de Eça de Queiroz em Língua Gestual Portuguesa. Com este trabalho espera contribuir para o sucesso escolar de quem venha a usufruir deste material bilíngue.
Para a realização deste trabalho a articulação com os docentes de Português Miguel Pereira e Dina Santos foi fundamental, assim como o trabalho colaborativo com a docente de LGP Ana Mendes e a colega Taís Maia.


Obras literárias em Língua Gestual Portuguesa (LGP) - Vestido Branco

A dramatização de um conto do Dr. João de Araújo Correia surgiu na sequência de uma aula dos alunos do curso profissional de Multimédia do 11ano. Tendo em conta que o vocabulário utilizado na escrita de JAC e o uso de metáforas dificulta a sua compreensão, sentiu-se necessidade de fazer uma adaptação do conto e teatraliza-lo, para melhor compreensão por parte da comunidade surda.

Trabalho realizado por: Ana Mendes – Docente de LGP
Diana Sousa – Intérprete de LGP
Taís Maia – Intérprete de LGP


Projeto Folhas de Xisto: Os Cinco Escudos de Pepe

O nosso objetivo como Intérpretes de LGP, em traduzir alguns dos contos do Patrono do nosso Agrupamento de escolas João de Araújo Correia foi o desenvolvimento das competências de literacia dos/as nossos/as alunos/as surdos/as. Estas competências são condição de não exclusão, de vivência em cidadania, de inclusão. Assim, selecionamos o conto “ Como se Comem as Uvas” que foi interpretado para LGP para se tornar acessível e de mais fácil compreensão, tanto para surdos como para ouvintes, pois o vídeo também inclui imagens ilustrativas e voz. Outro dos contos “Os Cinco Escudos de Pepe” foi interpretado em LGP e legendado, pretendendo-se destacar simultaneamente o gesto e a palavra escrita. Ambas as abordagens foram apreciadas pelos alunos e contribuíram para despertar o gosto dos nossos alunos para a obra literária do nosso Patrono.
Pretendemos ainda, criar uma “ponte” entre o mundo visual dos alunos surdos e o texto escrito, aumentando desta forma a compreensão e a expressão de ideias, metáforas e emoções.
Consideramos que este é mais um exemplo de boas práticas para o sucesso educativo dos alunos desta Escola, uma vez que se trata de um trabalho didático bilingue.


LGP - Frei Luís de Sousa

Durante as aulas de Português são lecionadas várias obras literárias. Por essa razão surgiu a necessidade de fazer um resumo da obra "Frei Luís de Sousa" e disponibilizá-la em Língua Gestual Portuguesa, para uma melhor compreensão por parte dos alunos surdos.
Para a realização deste trabalho contei com a ajuda do docente de Português Miguel Pereira, bem como da docente de LGP Ana Mendes.
Desta forma espero contribuir para o sucesso escolar dos alunos que venham a usufruir deste material bilíngue.


LGP - Introdução à Geologia

No decorrer das aulas de Biologia e Geologia, enquanto intérprete de LGP, apercebi-me que muito do vocabulário não possui um gesto correspondente, pois tratam-se de conceitos muito específicos que necessitam de ser bem explicados. Assim, com o objetivo de colmatar a falta de gestos e material bilingue nesta área foi realizado um trabalho interdisciplinar.
A professora Dálila responsável pela lecionação da disciplina de Biologia e Geologia preparou os powerpoint da matéria, e eu em parceria com os docentes de LGP Gabriela Silva e Cláudio Fonseca, fomos preparando o respetivo vocabulário que foi filmado e editado em vídeo.
Este trabalho tem ajudado a nossa aluna que frequenta o curso geral de Ciências e Tecnologias, pois os conceitos são explicados na sua primeira língua, a LGP. Esperamos estar a contribuir para o seu sucesso escolar, assim como de todos os alunos surdos que frequentem um curso científico.
De salvaguardar que alguns dos gestos foram criados de acordo com os conceitos abordados, podendo não ser do conhecimento de todos os surdos e como tal ainda pouco utilizados.



Reconhecimento da LGP - Entrevista

“O Reconhecimento da LGP”, entrevista elaborada por Hugo e Marcelo Coutinho no âmbito das atividades desenvolvidas na semana da LGP.
Este trabalho teve como objetivo consolidar os conteúdos abordados na aula de LGP, nomeadamente, a estrutura da frase interrogativa.


Trabalhos elaborados por alunos surdos

Aqui ficam mais alguns trabalhos elaborados pelos alunos surdos.
A banda desenhada, “Barulhos? Que Barulhos?”, do livro “LÉO- O PUTO SURDO” de Yves Lapalu, narrada em LGP pelo aluno Francisco Costa do 8ºano e alguns materiais elaborados, ao longo do ano, pelo aluno Hugo Coutinho do 9ºano.



Poema “ABC… o Intérprete de LGP”

Nas aulas de LGP também trabalhámos a poesia.
Decidimos brincar com o alfabeto gestual e fazer um poema alusivo ao intérprete de LGP.
Foi engraçado encontrar o gesto certo para cada configuração do alfabeto.
Estamos orgulhosos do nosso poema.


Os Países de Expressão Portuguesa

Os países de expressão portuguesa, foi um tema que fez parte do projeto LER E COMUNICAR: Educar para a inclusão.
Foi um tema explorado com os alunos e para consolidação dos conhecimentos foi elaborado um Power Point, com o objetivo de cada aluno com a ajuda do rato do computador arrastar o nome dos países/regiões, capitais, bandeiras, continentes e oceanos onde se fala a Língua Portuguesa no mundo.

Download - Ficha Download - Trabalho

Categorias da Narrativa e Formação de Palavras

O PowerPoint "Categorias da Narrativa e Formação de Palavras" foi um recurso criado no âmbito da disciplina de Português para auxiliar os alunos surdos do 3º ciclo, na sua aprendizagem.

Download - Categorias da Narrativa Download - Formação de Palavras

Canção de Natal – Pinheirinho, Pinheirinho

Para que os alunos com autismo aprendessem a cantar uma canção de Natal, foram elaborados símbolos do Boardmaker, no sentido de elas próprias, colaborarem na construção da letra da canção associando-a às imagens “Pinheirinho Pinheirinho”.
Os símbolos foram plastificados, com o objetivo de cada aluno colocar no placar as imagens correspondentes às palavras da canção.
Esta atividade teve como objetivo estimular o poder de comunicação, desenvolver a autonomia assim como a escrita e a leitura.

Download - Canção de Natal

Ação de Formação Intervenção Psicoeducacional nas Perturbações do Espetro do Autismo (PEA)

O Curso de Formação Intervenção Psicoeducacional nas Perturbações do Espetro do Autismo, integra o Projeto o Projeto Formar, interagir e aprender em diferentes contextos, tendo sido financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Educação Especial Qualificação das Novas Gerações. Foi Promovida pelo Centro de Formação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, tendo decorrido na Escola sede do Agrupamento de Escolas Dr. João de araújo Correia, entre setembro e outubro de 2014.
A diversidade de características que integram o espetro do autismo implica flexibilidade, diversidade e adaptabilidade no processo de ensino aprendizagem, sendo fundamental que os docentes estejam habilitados a intervir ajustadamente à especificidade de cada caso. Assim, é necessário compreender as bases teóricas que garantam o desenvolvimento de uma boa prática, bem como o saber avaliar com rigor. Acresce ainda que para se definir e implementar um plano de intervenção é fundamental a estruturação do ambiente, a elaboração dos materiais e o conhecimento de software e programas específicos.
As Histórias Sociais são uma estratégia de intervenção nas PEA tendo como propósito fundamental promover a compreensão social. O trabalho que partilhamos é um exemplo que levou à aplicação prática de conhecimentos adquiridos.

Ler mais

Obras literárias em Língua Gestual Portuguesa (LGP) - Ali Babá e os 40 Ladrões

No decorrer das aulas de Português sentiu-se a necessidade de fazer uma adaptação e tradução em LGP do conto: “Ali Babá e os 40 ladrões”, para uma melhor compreensão por parte dos alunos surdos.
Para isso houve um trabalho de articulação e parceria entre a intérprete de LGP, Taís Maia, e a docente de Educação Especial, Lina Aires, que facultou todo o material necessário para a sua elaboração.
Também foi imprescindível o trabalho colaborativo com os docentes de LGP, Ana Mendes e Cláudio Fonseca e a docente Helena Ventura.


Obras literárias em Língua Gestual Portuguesa (LGP) - Auto da Barca do Inferno e Auto da Índia

No decorrer das aulas de Português sentiu-se necessidade de fazer uma adaptação e tradução em LGP das obras literárias, “Auto da Barca do Inferno” e “Auto da Índia” de Gil Vicente, para uma melhor compreensão por parte dos alunos surdos.
Para isso houve um trabalho de articulação e parceria entre a intérprete de LGP, Taís Maia, e os professores de Português, Dina Santos e Joaquim Lourenço, que facultaram todo o material necessário para a sua elaboração.
Também foi imprescindível o trabalho colaborativo com os docentes de LGP, Ana Mendes e Cláudio Fonseca.


O Bosque das Figuras Planas

No âmbito da Semana da Leitura, tendo como o tema “Ler Prazer | Ler P’ra Ser”, os alunos de CEI da Escola Secundária João Araújo Correia escreveram, desenharam e ilustraram uma história baseada no livro “O Bosque das Figuras Planas” de Andreia Hall. A obra foi explorada com o objetivo de levar os alunos a tomarem consciência da presença das figuras geométricas em todo o ambiente envolvente, desmistificando a ideia de que a matemática é algo abstrato e longe da realidade próxima.
Deste trabalho, resultou um livro em banda desenhada em formato de papel, assim como uma apresentação Prezzi para lhe conferir maior dinâmica e ainda um PowerPoint com jogos didáticos.
Na ferramenta HotPotatoes, foram construídas palavras cruzadas com o nome das figuras geométricas exploradas na história.
Este trabalho foi apresentado pelos alunos e professoras a duas turmas da EB 2,3.


Vocabulário Português/Inglês - Nível 3 - LGP

Enquanto intérprete de LGP, no decorrer das aulas de Inglês apercebi-me que os alunos têm dificuldade em associar a palavra em Inglês para o seu correspondente em Português e posteriormente associar ao gesto. Como tal, surge a necessidade de criar material bilingue nesta área, que para além dos vocábulos também tem o apoio de imagens para facilitar a associação. Para isso foi realizado um trabalho interdisciplinar com a docente da disciplina, Martha Fernandes.
Com este trabalho espero contribuir para o sucesso escolar dos alunos que frequentem este nível de ensino.


25 de abril de 1974

Apresentamos mais um trabalho bilingue, este sobre o 25 de Abril de 1974 elaborado pelos alunos Hugo Coutinho do 10ºano e Marcelo Coutinho 7ºano. O tema foi trabalhado nas aulas de LGP com o objetivo dos alunos adquirirem vocabulário e desenvolverem a estrutura da LGP.


Obras literárias acessíveis a alunos surdos e ouvintes

As obras literárias, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá de Jorge Amado, A Aia de Eça de Queirós e Os Lusíadas de Luís de Camões contados às crianças e lembrados ao Povo de João de Barros, estão agora acessíveis para alunos surdos e ouvintes.
O trabalho de articulação e parceria entre a intérprete de LGP, Joana Silva, e a professora de Português, Nelma Aguiar, que facultou o material necessário para a sua elaboração possibilitou a adaptação para LGP das obras acima referidas. Também foi fundamental o trabalho colaborativo com os docentes de LGP, Cláudio Fonseca e Gabriela Silva, na partilha de conhecimentos e o apoio prestado pela docente de Educação Especial Lina Aires.
A criação deste material audiovisual e bilingue é um excelente suporte de estudo para os alunos surdos, pois têm a informação disponível na sua primeira língua, a LGP.




A Fada Oriana - Sophia de Mello Breyner

Reconto, ilustração e tradução em LGP da obra de Educação Literária A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Trabalho elaborado pelo aluno surdo André Vicente do 5º1 da EB2,3 de Peso da Régua.


O Príncipe Nabo, de Ilse Losa

Reconto e ilustração da obra de Educação Literária.
Trabalho elaborado pela aluna Ana Beatriz Fonseca.


Ulisses - Maria Alberta Menéres

Reconto e ilustração da obra de Educação Literária.
Trabalho elaborado pelo aluno surdo Marcelo Coutinho do 6º1 da EB2,3 de Peso da Régua.


Fichas | Trabalhos

Download - Calendário Download - Une os Pontos Download - Sopa de letras Download - Como é a tua casa Download - Pintar Meninos no Mundo Download - Procura as diferenças 1 Download - Procura as diferenças 2