PROJETO: Apresentação

O projeto Ler, Comunicar e Integrar tem como fulcro central os alunos com NEE, considerados na sua diversidade: multideficiência, surdez e domínio cognitivo-motor. Pretende-se implementar uma estratégia global de apoio em contextos diversificados, capaz de mobilizar e desenvolver conhecimentos e competências em domínios como linguagem/comunicação, socialização, motricidade global e fina, expressão corporal, criatividade, leitura, escrita e numeracia.
Com a implementação do projeto, pretende-se, ainda, evidenciar os benefícios decorrentes da colaboração entre os PB e os doze professores de Educação Especial e reforçar a importância do papel formativo da BE no desenvolvimento de competências informacionais e cognitivas das crianças e jovens com NEE, bem como minimizar as diferenças e proporcionar a todos os alunos uma plena integração na escola e posteriormente na sociedade.
As atividades desenvolver-se-ão com base num plano de trabalho articulado entre a biblioteca escolar, os professores e os técnicos de LGP (tradutores e formadora). Será dada uma atenção especial aos recursos TIC, procurando adequar as ferramentas existentes ou a adquirir, ao perfil de funcionalidade dos alunos. Com a dinamização de um espaço próprio no portal da Rede de Bibliotecas de Peso da Régua (RBPR), da página das BE e dos blogues pretende-se criar campos de partilha de materiais e recursos auxiliares da prática letiva e, ao mesmo tempo, dar a oportunidade aos docentes de divulgarem experiências vivenciadas.
Serão ainda rentabilizadas as potencialidades das parcerias estabelecidas com a Associação da Região do Douro para Apoio aos Deficientes (ARDAD), com o Agrupamento de Escolas D. Dinis e com a Biblioteca Municipal/Câmara Municipal.

OS ALUNOS APRESENTAM O PROJETO EM LÍNGUA GESTUAL:

Projeto Ler Comunicar e Integrar from AEJAC on Vimeo.