ATIVIDADES 2014-2015

O Magnífico Número PI em LGP

O departamento de Matemática da Escola Secundária João de Araújo Correia decidiu colaborar com a biblioteca escolar e preparar uma exposição sobre o número PI.
Os alunos surdos do 9º1 foram desafiados pela sua professora de matemática para participarem com algum trabalho criativo. Os alunos mostraram logo interesse em adaptar um poema sobre o número PI para LGP. Com uma breve pesquisa selecionaram o poema e a intérprete Joana ajudou na sua preparação.
Vejam o vídeo e descubram os segredos do fantástico número PI!


Filme do Pré-Escolar

Intervenção bilingue na Educação Pré-Escolar. Primeiras aprendizagens: saber comunicar para interagir, crescer e aprender.


Dia do Intérprete de LGP – 22 de janeiro

As intérpretes de LGP do agrupamento Dr. João Araújo Correia decidiram assinalar o dia do intérprete de LGP. Para tal realizaram um vídeo representativo do seu percurso profissional em que destacaram a sua tardia colocação nas escolas, as repercussões negativas para os alunos, as dificuldades de comunicação, bem como as suas funções e importância para mediar a comunicação entre o professor e o aluno surdo.
Também foi feito um marcador de livro e distribuído pelas escolas do agrupamento.
Esperamos ter contribuído para uma melhor compreensão e valorização do profissional intérprete de LGP em contexto educativo.


Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

No dia 17 de novembro, na escola sede do Agrupamento de Escolas Dr. João Araújo Correia, comemorou-se o dia nacional da Língua Gestual Portuguesa, reconhecida na Constituição da República no dia 15 de novembro de 1997.
O flashmob em LGP, cuja letra menciona a importância e o significado deste dia, foi apresentado na sala de convívio e teve uma grande adesão por parte de toda a comunidade educativa. Os alunos surdos sentiram-se orgulhosos por terem tido a oportunidade de divulgar a sua língua, identidade e cultura. Foram uns verdadeiros artistas.
Durante todo o dia, a comunidade escolar pode visualizar o documentário “Mãos no ar: Questionando a LGP”, elaborado pelos alunos surdos na área curricular de LGP. Este teve como objetivo recolher informação, através de uma entrevista realizada aos alunos ouvintes sobre o conhecimento que estes têm acerca da comunidade surda e da sua língua. A mediar a comunicação estiveram presentes as intérpretes de LGP.
Existindo ainda algumas ideias erradas sobre a surdez, o documentário desmistificou-as.
Apelando à criatividade de cada um, todos puderam deixar uma mensagem relativa a este dia, no painel afixado na entrada da escola e na biblioteca.
Os vídeos que se seguem demonstram a partilha entre surdos e ouvintes.
Passo a passo e todos juntos tornamos a Língua Gestual Portuguesa cada vez mais visível.



Formar, interagir e aprender em diferentes contextos - Projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian

O Departamento de Educação Especial no âmbito do Programa Educação Especial Qualificação das Novas Gerações, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian candidatou-se com o Projeto Formar, interagir e aprender em diferentes contextos em fevereiro de 2014. Este projeto desenvolve-se em três eixos fundamentais: formar para incluir; interagir para melhorar e fazer para aprender.

Ler mais


Comemoração do Dia Nacional da Educação de Surdos e Juventude Surda

No âmbito da comemoração do Dia Nacional da Educação de Surdos e Juventude Surda realizou-se no passado dia 23 de abril de 2015, um encontro de várias escolas de referência de educação bilingue para alunos surdos., no Parque da Cidade do Porto.
Assistam ao vídeo que realizámos na aula de LGP e vejam como foi divertido.


“Viajar no tempo… a nossa história”

O programa curricular de LGP prevê o conhecimento da história e da cultura surda, bem como o percurso da educação dos surdos da sua própria escola. Assim, os docentes de LGP do agrupamento sentiram necessidade de orientar os seus alunos na pesquisa de informação relativa à sua história de vida e ao seu percurso escolar.
Existiam muitas perguntas e foi preciso ir à procura das respostas que permitiram registar os acontecimentos que explicam a origem da educação de surdos no nosso agrupamento.
Cada aluno foi detetive da sua história de vida e desvendou o seu passado.
Esta investigação possibilitou a atribuição do nome gestual a cada uma das escolas deste agrupamento. Este batismo revelou um marco importante na cultura destes alunos surdos. As suas vidas fazem parte desta escola e desta cidade.
O documentário “Viajar no tempo…a nossa história” é o resultado do nosso trabalho, que foi divulgado no dia 19 de Junho, no âmbito da atividade “Chá com todos” com a presença de familiares, amigos e a comunidade educativa.

A escola e o comércio tradicional

Esta articulação resultou de um protocolo entre a ACIR e o Agrupamento de Escolas-AEJAC

Tendo como propósito envolver a Escola na vida comunitária, a ACIR propôs à Direção do Agrupamento de Escolas Dr. João de Araújo Correia, a participação dos alunos abrangidos pela educação especial, nas épocas mais relevantes para o comércio tradicional, através da elaboração de trabalhos que originaram cartazes promocionais do DIA DO PAI, PÁSCOA e DIA DA MÃE.
Os alunos aderiram à proposta, tendo-se sentido muito gratificados ao verem os seus trabalhos nas montras dos estabelecimentos comercias da cidade de Peso da Régua.


Leitura dramatizada
Semana da Leitura 2015 | Palavras do mundo

Trabalho de Projeto baseado na obra “Dançar nas nuvens”
de Vanina Strarkoff

Os alunos participaram em várias atividades que integram o projeto como a leitura e exploração da obra, execução de adereços, escolha de músicas, seleção de materiais, execução da apresentação em PowerPoint e elaboração de cartazes que foram expostos nas bibliotecas do Agrupamento de Escolas.
A leitura dramatizada foi apresentada nos dias 17 e 18 de março nas bibliotecas dos Centros Escolares da Alameda e Alagoas.
Esta atividade foi muito enriquecedora, motivando o gosto pela leitura, promoção da criatividade, ampliação de experiências e relacionamentos interpessoais.


Semana da Leitura 2015
"Gestos pelo Mundo - de avós para netos

No âmbito da semana da leitura, os alunos surdos do 7º1, 8º1 e 9º1 apresentaram na biblioteca da Escola secundária João de Araújo Correia o teatro “Gestos pelo Mundo-de avós para netos”.
O mote “Palavras pelo Mundo” foi explorado nas aulas de LGP pela docente de LGP e seus alunos. Estes mostraram desde logo entusiasmo em criar um teatro. Porém, como os próprios alunos surdos comentaram, as suas cabeças pensam em gestos, as palavras, apenas as escritas, lhes fazem sentido. Então, partindo destes pressupostos e que o surdo tem como primeira língua a LGP, o teatro foi sendo elaborado por todos em LGP. A obra escolhida e que serviu de base ao teatro foi a história “ A Princesa do Mar da Terra e do Céu”.
O teatro culminou com um jogo interativo em que os alunos surdos ensinaram aos alunos presentes as quatro palavras-chave da história na Língua Gestual dos seguintes países: Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Suécia e Brasil. Esta foi a parte mais dinâmica em que o público interagiu com os alunos surdos. Todos estavam satisfeitos por aprender gestos novos e curiosos para saberem mais.
Para mediar a comunicação e dar voz aos gestos dos alunos surdos esteve presente a intérprete de LGP, Joana Silva.


Visita ao Museu de Serralves

No âmbito do projeto «Ler... Comunicar... Integrar...», desenvolvido em parceria pelo Agrupamento de Escolas | João de Araújo Correia - Bibliotecas Escolares e o Município do Peso da Régua - Biblioteca Municipal, um grupo alunos com necessidades educativas especiais integrou, no passado dia 28 de outubro, numa visita ao Porto à Fundação de Serralves.​


Ação de Formação

A Ação de Formação "Intervenção Psicoeducacional nas Perturbações do Espetro do Autismo" terá início no dia 11 de Setembro, nas instalações da Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia, em Peso da Régua.
A formação estará a cargo de Cristina Nunes e Ana Aguiar e terá uma duração de 25 horas creditadas.

Mais info...


Ação de Formação Intervenção Psicoeducacional nas Perturbações do Espetro do Autismo (PEA)

O Curso de Formação Intervenção Psicoeducacional nas Perturbações do Espetro do Autismo, integra o Projeto o Projeto Formar, interagir e aprender em diferentes contextos, tendo sido financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Educação Especial Qualificação das Novas Gerações. Foi Promovida pelo Centro de Formação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, tendo decorrido na Escola sede do Agrupamento de Escolas Dr. João de araújo Correia, entre setembro e outubro de 2014.
A diversidade de características que integram o espetro do autismo implica flexibilidade, diversidade e adaptabilidade no processo de ensino aprendizagem, sendo fundamental que os docentes estejam habilitados a intervir ajustadamente à especificidade de cada caso. Assim, é necessário compreender as bases teóricas que garantam o desenvolvimento de uma boa prática, bem como o saber avaliar com rigor. Acresce ainda que para se definir e implementar um plano de intervenção é fundamental a estruturação do ambiente, a elaboração dos materiais e o conhecimento de software e programas específicos.
As Histórias Sociais são uma estratégia de intervenção nas PEA tendo como propósito fundamental promover a compreensão social. O trabalho que partilhamos é um exemplo que levou à aplicação prática de conhecimentos adquiridos.

Ler mais